Roberto Mitsuo Takata Organizador do Movimento Cético-Racionalista Brasileiro |
___________________________________________________________________________________
Observações impertinentes
Blogue de Roberto Mitsuo Takata (*)
quarta-feira, 16 de maio de 2012
Título: Contra o princípio copernicano
Autor: Manuel Soares Bulcão Neto
Editora: Emooby
Páginas: 136 (345 KB)
Preço: €4,10 (download no sítio web da editora), US$ 4,60 (na Amazon)
ISBN: 9789897141379
O ensaísta Manuel Bulcão, de quem falei aqui em outra oportunidade, lança mais um livro.
sábado, 10 de outubro de 2009
Manuel Soares Bulcão Neto é uma pessoa de profunda erudição - nunca o encontrei pessoalmente, mas tenho o privilégio de poder trocar com ele ideias pela internet (claro, um escambo em que ele sai extremamente prejudicado) - é a pessoa de mais vasto e sólido conhecimento humanista dentre as que conheço.
Capaz de citar, assim, de boa, Martin Heidegger, Alan Guth, Fiodor Dostoiévsky e Patativa do Assaré em um mesmo parágrafo: se não em uma única frase.
O único pecadilho é ter se esquecido de atribuir a mim a origem de seu "hai kai do bioquímico apaixonado" (que ele reproduz em seu livro As esquisitices do óbvio): "Oh, dopamina/Feniletilamina/Oxitocina" (não, não como a musa inspiradora, mas por ter escrito um texto sobre o tema - lírica, amor e ciências - em cima do qual ele criou essa peça muito superior a minha: sim, sou invejoso, e esta indiscrição é o modo de me vingar por haver ele superado de maneira incomparável minha criação).
Começou a escrever livros há pouco tempo, mas tem já uma bela produção intelectual:
— As esquisitices do óbvio (2005) - Apex Editora;
— Sombras do iluminismo (2006) - Editora 7Letras;
— A eloquência do ódio (2009) - LivroPronto Editora: sua obra mais recente.
Desbocado, provocador e – desgastada o quanto seja, outra palavra não se encaixaria a melhor perfeição – genial. Defensor das ciências e crítico das pseudociências, sem ser cientificista (aliás, o cientificismo é desnudado em praça pública em seu livro Sombras do iluminismo); crítico do fanatismo religioso, sem ser antirreligioso. Formado em Direito, nega ser o que é de fato: filósofo e pensador, preferindo ser identificado como ensaísta.
(*) Roberto Mitsuo Takata é doutor em biociência pela Universidade de São Paulo - USP, com especialização em genética e biologia evolutiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário