sexta-feira, 24 de agosto de 2012

MANUEL SOARES BULCÃO NETO (1963-2012)




"Se fui senhor
Da própria vida,
Agora o sou
Da minha morte.

— Será assim
Que partem os fortes?"

4 comentários:

  1. Caro Roberto Takata. Nosso amigo Bulcão morreu no dia 23 de agosto, poucos dias depois de completar 49 anos. Em "Sobre a Consciência", de As Esquisitices do Óbvio, ele escreveu: "Quanto ao homem, uma consequência do seu grande poder de previsão é, precisamente, a consciência da morte, da sua própria e dos seus entes queridos. E como, além de perseguir pequenos projetos cotidianos, o homem, contrariamente ao chimpanzé, também se guia por um projeto maior, um "projeto de vida", a morte - que, sabe ele, pode ocorrer a qualquer momento - sendo uma ameaça constante a qualquer plano pessoal que se tem como razão de viver, representa uma inesgotável fonte de angíustia".

    E, no entanto, creio poder assegurar que o Manuel (a partir da conversa que tivemos na UTI, no último dia em que lhe foi possível ainda falar) não se encontrava angustiado, mas bastante tranquilo, perante a possibilidade tão iminente da morte; 'não estou com medo' foram suas palavras. 'A morte não é uma negação ou ruptura da vida, mas sua completude'. E ficamos nós, os amigos, muito menos tranquilos, pasmos diante dessa óbvia esquisitice, a despedida de Manuel Soares Bulcão Neto.

    p.s: creio, Takata, que você gostará de saber o quanto Bulcão o tinha em consideração. Várias vezes ele o mencionou, e sempre com admiração.

    ResponderExcluir
  2. Estou chocado com a notícia.

    E foi tão pouco depois do falecimento de outro amigo nosso, o Prof. Leo.

    Meus mais profundos sentimentos aos familiares e demais amigos,

    Roberto Takata

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...